Planejamento desenvolvido pela professora Viviane Leal:
Atividades seqüenciadas de ortografia
Uso do h
Jogo do STOP
Inicia-se a ativi.dade com o jogo do STOP, a fim de reunir um grande número de palavras para postrrior análise.
Regras do jogo:
§ Determinar o tempo ( 5, 10 ou 15 minutos)
§ Determinar a missão
§ Palavras estrangeiras ou nomes próprios não valem
§ Palavras com erro de grafia serão eliminadas
§ Terminado o tempo combinado, dizer STOP todos deverão imediatamente parar de escrever.
§ Pontuação: cada palavra escrita corretamente vale 5 pontos cada palavra errada perde 5 pontos.
Data 15/08/2008 ( Análise da letra h ) Analisar palavras com a letra H
Dividir a classe em grupos de 4 alunos;
Cada equipe terá o tempo de 10 mim para realizar a tarefa;
Cada equipe deverá pesquisar o máximo de palavras que contenha a letra H
.
Distribuir uma folha para que cada equipe escreva as palavras encontradas
Após o comando dp professor STOP, todos devem para de escrever
Expor a folha com as palavras encontradas;
Fazer o levantamento de quantos pontos cada equipe conseguio, lembrando que palavras erradas serão eliminadas e a equipe perderá 5 pontos palavras corretas ganhará 5 pontos;
Pintar a letra H de cada palavra;
Realizar a leitura de todas as palavras juntamenta com cada equipe correspondente;
Intervenções:
O H pode ser a primeira letra da palavra?
Quais as palavras que o H aparece no início?
Ele pode vim no meio da palavra?
Leia as palavras em que o H aparece no meio da palavra
Em que posição o H é mais frequente?
Observe as letras que aparecem depois dela. São vogais ou consoantes?
Agora observem quais as letras que aparecem antes do H ? São vogais ou consoantes?
Hoje fizemos muitas descobertas. Vamos construir coletivamente cada uma dessas descobertas?
Data 19/08/2008 ( H no meio ) Perceber as mudanças de sons e significados pela presença da letra H
Retomar a folha do exercício anterior e pedir para que leiam as palavras com H no início da palavra. Percebemos que a letra H não tem som. Será que se ela estiver no meio da palavra há alguma diferença?
Observe o diálogo:
-Tudo pronto para a festa surpresa?
-Não falta a velinha.
-MALUQUINHOOOOO!!!
-Oi!
-Rápido, arranja uma velinha para o bolo!
-Serve a minha vó?
Pois é uma letra a mais, uma a menos, e o mal-entendido está feito! Se não souber com que letra escrever ... muita confusão você pode fazer.
Observe bem as palavras da primeira coluna e descubra as palavras que formam na segunda coluna acrescentando a letra H:
SEM H
COM H
fila
filha
cama
tina
ceia
cave
cá
vela
cegar
bico
mina
mola
manca
sono
falou
lance
tela
Quando você acrescentou a letra H no meio da palavra, o que mudou?
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O que você concluiu com essa atividade?
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Agora copie as palavras que sua professora irá ditar:
CANTINHO MANHÃ PINHEIRO ORELHINHAS PINHEIRO DINHEIRO
BANHO CASINHA SONHO COMPANHIA NENHUM DESENHO
PONHO RECONHECIMENTO CAMINHO DESENHISTA
BANHEIRA REBANHO CUNHADA CASINHA
Data 21/ 08/2008 ( CH ) Investigar a posição que o CH aparece na palavra, as vogais que aparecem após e as consoantes que vem antes.
Dividir a classe em grupos de 4 alunos;
Cada equipe terá o tempo de 5 mim para realizar a tarefa;
Cada equipe deverá pesquisar o máximo de palavras que contenha CH.
Distribuir uma folha para que cada equipe escreva as palavras encontradas;
Após o comando do professor STOP, todos devem para de escrever;
Fazer o levantamento de quantos pontos cada equipe conseguio, lembrando que palavras erradas serão eliminadas e a equipe perderá 5 pontos palavras corretas ganhará 5 pontos;
Pintar as letras CH de cada palavra;
Realizar a leitura de todas as palavras juntamenta com cada equipe correspondente.
Responder as questões abaixo:
§ O CH costuma aparecer com mais frequênciano início ou no meio da palavrs?
§ Depois do CH pode aparecer qualquer uma das vogais?
§ Que consoantes aparecem antrers do CH?
§ O som do CH nessa posição confunde-se com o som de qual outra letra?
§ Consulte no dicionário e responda: existe mais palavras iniciadas por CH ou por X?
§ Agora registre as suas conclusões.
Data 25/08/2008 ( LHI/ LI )
Objetivo : Perceber que na Língua portuguesa há vogais orais e vogais nasais, e que há três formas possíveis na língua de marcar os sons nasais : M, N em final de sílaba e o til.
1-Para você descobrir quando usar LHI ou LI , quando for escrever uma palavra, observe com bastante atenção as palavras a seguir:
1-Canela 5-Molho 9-Baralho
2-Tijolo 6-Orelha 10-Abelha
3-Modelo 7-Trabalho 11-Joelho
4-Amarelo 8-Malha 12-Tela
2-Circule a última sílaba de cada palavra. Que letras formam essas sílabas que você circulou?
3-Agora escreva as palavras acima no diminutivo e separe as sílabas de cada uma. Escreva uma sílaba em cada quadrinho:
1 ____________________________
2 ____________________________
3 ____________________________
4 _____________________________
5 ______________________________
6 ______________________________
7 ______________________________
8 ______________________________
9 ______________________________
10 _____________________________
11 _____________________________
12 _____________________________
4- Observe as palavras que voce escreveu. Quando as palavras são escritas com LHI ou com LI no diminutivo?
5- O que você acabou de descobrir ajuda na hora de escolher LHI ou LI para escrever palavras no diminutivo? Então, registre sua conclusão nas linhas abaixo:
6- Quatro crianças pensaram de diferentes maneiras para separar as palavras com NH no final da linha. Marque as maneiras que estão corretas com um X:
a) Assim que amanh- b) Assim que amanhe-
eceu fui molhar as plantas ceu fui molhar as plantas
c) Assim que ama- d) Assim que aman-
nheceu fui molhar as plantas heceu fui molhar as plantas
DATA 28/08/2008 (Nasalização – M,N e til)
Perceber que há vogais orais e vogais nasais, e que há três formas possíveis na língua de marcar os sons nasais M,N em final de sílaba e o til.
Identificar quando empregar M ou N
JOGO DO BINGO
Escrever no quadro 15 palavras. Os alunos deverão escolher 9 para escrevê-la em sua cartela;
Sombra – mancar – mendigo – desconfiaram – engolir – enjaular – enlouqueceram –
Competimos – conquista – enriquecer - conseguem – contagem – convite – enxurrada- anzol
Sortear cada uma das palavras que foi escrita no quadro;
O primeiro que completar uma linha fala BINGO!!!
Confirir a cartela;
Se houver erro aquela linha ou coluna fica anulada
Se estiver tudo ok a criança ganhará o BINGO e receberá uma bala de BRINDE
As palavras do BINGO todas possuem um som nasal ou seja o som sai pelo nariz. Vamos ler cada uma delas com a mão no nosso nariz. Você sentiu? Agora responda às questôes:
1- Copie aquelas que terminam por sílaba em que há um som nasal;
2- Elas terminam por M ou N?
3- O que você pode concluir de importantesobre que letra usar para marcar a nasalização no final de palavras: M ou N?
4- Copie separando em dois grupos , as palavras da tabela do bingo que possuem as letras M ou N em final de sílaba :
a) Sublinhe a letra M de final de sílaba;
b) Circule a letra que vem imediatamente depois do M. que letras aparecem?
c) O que voce concluiu com essa atividade?
5Você é bom de descobrir segredos? Siga as dicas e vamos ver...
a) As palavras estão organizadas em duas colunas;
b) Cada palavra da 1ª coluna forma par com a da 2ª coluna;
c) As palavras da 1ª coluna têm uma letra a menos do que as da 2ª coluna;
d) São apenas duas letras que completam todos os pares. Descubra quais são essas letrase completecom uma ou outra;
1ª COLUNA
2ª COLUNA
METE
PESANDO
NUCA
OUVIDO
SETE
SOBRA
REDE
CRIADO
PESAR
LOGO
BOBA
Você conseguiu? Leia as palavras em voz alta e responda:
e) O que a presença ou a ausência dessas letras modifica na palavra? Escreva abaixo:
6- Escreva 5 palavras com til (~ ) :
a) Circule a sílaba em que o til aparece;
b) observe as palavras acima e faça um X nas respostas corretas:
O til aparece sobre:
( ) qualquer letra;
( ) todas as vogais;
( ) as vogais A e O
O til pode aparecer:
( ) em duas silabas de uma mesma palavra?
( ) somente em uma sílaba da palavra?
( ) em três sílabas de uma mesma palavra;
O til aparece com mais frequência na
( ) primeira sílaba da palavra?
( ) penúltima sílaba da palavra?
( ) última sílaba da palavra?
7- Decifre as charadas:
a) Nome com o qual voce chama o outra filha de sua mãe.
b) Nome da fruta que nasce da macieira.
c) Nome do feminino de cidadão.
d) Nome que se dá a mulher que nasce na Alemanha.
e) Nome dado a um metal que atrai outros metais.